fbpx

Carregando...

Carsharing como tendência de frotas

lumma-carsharing.jpg

Você que acompanha as tendências de mercado e muito provavelmente analisa as novidades do setor de frotas, já deve ter ouvido falar sobre o mais novo serviço que as empresas de frotas corporativas tem aderido: o Carsharing!

 


Mas como isso funciona na prática?

Aliás, por falar em prática, se trata do que há para o momento em praticidade  no mercado de frotas, pois em uma explicação simples e objetiva o Carsharing se resume em ter um veículo disponível no dia e horário em que precisar.

Como é uma modalidade relativamente nova, pode ser considerada uma grande oportunidade para as empresas de frotas agregarem valor aos serviços que oferecem, dando uma importante vantagem competitiva frente aos concorrentes.

O modelo de compartilhamento é algo que já vem sendo utilizado em outros mercados, como Uber e Airbnb por exemplo, mas especificamente para o nicho de frotas é algo novo e nele se divide em duas opções:

A – O veículo é retirado e devolvido no mesmo ponto. Essa opção é conhecida como ROUNDTRIP.

B – O veículo é retirado e devolvido em um dos pontos cadastrados, pode ser em qualquer um deles, mesmo que seja totalmente distante do ponto inicial. Essa opção é chamada de ONE-WAY.

Os benefícios do Carsharing no mercado de frotas

A adesão ao modelo de serviço pode render resultados muito positivos, sobretudo no que diz respeito aos custos, pois é adaptável para fazer uso ou para compor o portfólio de serviços oferecidos, os principais benefícios são:

  • Reduz a quantidade de carros circulando;
  • Contribui com o meio ambiente;
  • Redução de custos com manutenções;
  • Redução de custos com abastecimentos;
  • Reduz a necessidade de uma frota grande;
  • Coloca em uso os veículos ociosos;

O gestor deve estar atento não apenas a redução de custos, mas sobretudo a formas de otimizar ao máximo os recursos que possui, então dentro dos carros que compõem as frotas é preciso analisar a possibilidade de aluga-los, pois “estoque parado” costuma gerar mais despesas do que lucros.

 

A gestão de documentos de frotas para o Carsharing

Pensando em um mundo perfeito, além de aderir ao novo modelo o ideal seria ter uma empresa parceira para cuidar de toda documentação das frotas, incluindo temas como:

  • Gestão de CNH;
  • Gestão de multas;
  • IPVA, Licenciamentos e outras demandas da lei e burocracias típicas;
  • CRLV Digital;

E por que consideramos essa uma opção perfeita? Devido ao fato de que a tecnologia trabalha a seu favor e sua marca passa a ser vista de uma maneira muito mais positiva.

Dentro desse mercado, a gestão da documentação das frotas é sempre uma das atividades que costuma consumir tempo e tem uma grande carga operacional.

O administrador geralmente investe muito tempo e energia nisso, mas quando terceiriza, vai garantir que o trabalho seja feito, não precisando mais lidar com leis e burocracias diariamente, contudo, tem a tranquilidade de que assuntos importantes como a gestão de CNH e Multas está sendo feito com  cuidado e atenção.

Sem dúvida, isso minimiza custos, pois a empresa parceira deve cuidar para que todos os prazos sejam cumpridos, evitando multas por atraso e garantindo que a documentação das frotas esteja sempre em dia.

 

Parceria com uma empresa especializada na gestão da documentação de frotas

Essa opção, conforme dissemos no tópico anterior é uma excelente alternativa e além dos benefícios de tirar uma grande carga operacional das mãos, haverá mais tempo para se dedicar á outras atividades que muitas vezes são postergadas devido a necessidade de passar horas debruçado sobre os assuntos relacionado a documentação.

A parceria entre uma empresa e outra especializada na gestão da documentação das frotas é uma decisão estratégica e inteligente, contudo, é preciso saber escolher qual empresa está preparada para realizar esse trabalho com a qualidade e segurança que se faz necessária.

Contudo a Lumma Hub é a alternativa de mercado que sugerimos, não apenas por conhecer a maneira como atuam, mas por ter certeza do preparo para atender a gestão dos documentos de frotas de todos os tipos e tamanhos.

Sendo a primeira empresa do ramo a receber o reconhecimento da ISO 9001/20015, afinal existe a garantia de que o administrador pode se manter tranquilo quanto a gestão de seus veículos, como por exemplo:

  • IPVA’s pagos em dia;
  • Gerenciamento de multas em tempo hábil, evitando duplicidade de gastos como ocorre com a multa NIC em caso de atrasos;
  • Recursos para multas;
  • Gestão de CNH e de tudo que envolve os condutores;
  • Leis e burocracias que envolvem os documentos das frotas que por vezes estão em estados diferentes e tem legislações distintas;

A Lumma Hub proporciona o que há de mais moderno em tecnologia, integrando toda a equipe. O administrador e também os motoristas podem interagir através de um aplicativo.

A visibilidade de todo o negócio como um todo se torna mais fluida e fácil para o gestor analisar ao dados e isso o auxilia na tomada de decisões.

Dessa forma, seja qual for o tipo de frota, a quantidade de carros e o tipo de serviço oferecido, incluindo o Carsharing, a Lumma Hub consegue agregar ainda mais valor à tudo, elevando o conceito e percepção da marca.

 

Conclusão

O mercado de frotas é um dos que mais auxiliam a movimentação econômica do país e os administradores desse importante setor precisam estar atentos á novos modelos de serviço como o Carsharing.

Buscando maneiras de seguir as principais tendências.

Esse tipo de decisão faz com que o caminho rumo ao crescimento seja contínuo e a evolução caminha de mãos dadas com a tecnologia.

Sendo assim, é imprescindível considerar contar com o apoio de empresas especializadas na gestão de documentos de frotas, pois isso otimiza recursos e sobretudo, maximiza resultados.

 

E se você gostou deste artigo e quer continuar acompanhando tudo sobre a gestão de frotas, nos siga nas redes sociais através do Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn!


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

LGPD – Direito do Titular

Sobre nós

Lumma Despachante, 25 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço

Mostrar Aviso