fbpx

Carregando...

Como consultar multas gratuitamente?

blog-lumma-consultar-multas-de-transito-gratuitamente.png

Você sabia que é possível consultar multas gratuitamente e sem sair de casa? Com isso, a vida do proprietário de veículo fica mais fácil e cômoda. Ainda, tem-se um incentivo e facilitador para manter os documentos e condições de regularidade do veículo em dia.

As multas decorrem de infrações cometidas em relação às normas de trânsito. Normalmente elas são computadas diretamente para a carteira nacional de habilitação (CNH) do proprietário. Contudo, caso terceiro seja culpado pela multa e estivesse ao volante, pode-se transferir a sanção para ele.

Por isso, acompanhar suas multas é muito importante! Dessa forma você pode mantê-las em dia. Igualmente, pode reconhecer, a tempo de recurso, cobranças indevidas, bem como organizar a transferência da infração para terceiro, se for o caso. Portanto, não deixe de ver, abaixo, como consultá-las sem gastar um centavo para isso.

Aprenda como consultar suas multas sem pagar nada

Existem duas formas de consultar multas do veículo. Uma delas se volta às multas de caráter federal, que se apresentam perante infrações de trânsito que ocorram nas vias federais. Outra, então, refere-se às multas estaduais.

Em ambos os casos, contudo, é necessário ter em mãos o número do Renavam, isto é, do Registro Nacional de Veículos Automotores. Ele está presente tanto no Certificado de Registro do Veículo (CRV) quanto no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Ele corresponde a um código de 11 dígitos.

Consulta de multas federais

Em primeiro lugar, vejamos como consultar multas pendentes de pagamento que possam ter ocorrido em vias federais. Para isso, deve-se adentrar no site da Polícia Rodoviária Federal. Depois, então, siga esse passo a passo:

  • Role a página até o final e encontre a opção “Consulte aqui”;
  • Após clicar nessa opção, digite o número do seu Renavam junto aos números e letras das placas do seu veículo;
  • Clique novamente em “Consultar” e aguarde. Então, o site exibirá os registros de eventuais multas que existam no seu nome, de cunho federal. Ou seja, aqui somente estarão as infrações realizadas em estradas federais, de forma que o resultado negativo quanto às multas nessa página não significa que não existam outras de cunho estadual.

Ainda, você pode obter no site da Polícia Federal, ao consultar multas gratuitamente, o documento para quitação da sua infração. Da mesma forma, caso ainda esteja em tempo de recurso, você pode recorrer da infração ou, então, requerer a transferência da infração para o verdadeiro autor, caso não seja você.

Consulta de multas estaduais

Continuando as formas de consultar multas gratuitamente, também precisamos analisar a existência de multas estaduais, que costumam ser as mais comuns. Novamente, então, você deve ter em mãos o número do Renavam, bem como outros dados do veículo.

Aqui, então, ocorre o seguinte: cada estado possui seu próprio Detran, certo? Nesse sentido, você precisa acessar o Detran referente ao seu estado. Ou seja, onde o veículo está registrado.

Cada Detran possui seu próprio site e até mesmo aplicativo. Por isso, caso seu veículo esteja registrado no Paraná, você deve acessar o site específico do Detran desse estado.

Ainda, considere a seguinte situação: você possui veículo registrado no Paraná e fez uma viagem ao estado de São Paulo. Durante o trajeto, contudo, acredita que pode ter ultrapassado a velocidade permitida em local equipado com radar. Nesse caso, então, você não precisa entrar no Detran de SP, até mesmo porque o registro do seu veículo não é de lá.

Nessa hipótese, então, o registro da multa, independentemente do estado em que tenha ocorrido, estará no Detran do seu estado, naquele em que seu automóvel está registrado. Isso ocorre justamente porque os departamentos de trânsito possuem um sistema que os unifica. Assim, a multa que cabe a um estado é informada ao que contém o registro do automóvel.

Conforme o caso que citamos acima, então, mesmo que sua multa ocorra em São Paulo você poderá consultar suas infrações no Detran Paraná. Assim, obtém as informações da multa e, após pagá-la, o órgão do seu estado transfere os valores para o órgão credor. Neste caso, então, SP.

Posso consultar todas as multas juntas?

Você sabia que é possível consultar todas as suas multas em um único local, sem precisar acessar diferentes sites?

Através do site Despachante.com, você pode consultar todas as suas multas através da nossa plataforma, e o melhor, você não precisa pagar nada por isso.

Mas, caso tenha interesse em fazer de imediato a quitação, você também pode fazer pela nossa plataforma, que oferece várias vantagens, mas a principal é que você pode parcelar o pagamento no cartão de crédito, em até 12x!

Quando fazer a consulta de multas?

É interessante fazer isso sempre. Afinal, não raro as pessoas incidem em infrações de trânsito sem sequer perceberem. Ou, então, acreditam que não foram flagrados, quando isso não é verdade.

Além disso, a consulta é muito importante em diversas outras situações. Por exemplo, ao comprar um carro usado. Nesse caso, é uma questão de segurança, de forma que é necessário saber se o automóvel está em dia e regular.

Da mesma forma, procure fazer isso antes do licenciamento do veículo. Afinal, este será bloqueado caso você não esteja com suas multas em dia. Portanto, consultar suas multas conforme vimos acima é importante para sua segurança e para a manutenção da regularidade do veículo.

O que acontece se não pagar as multas?

Não pagar as suas multas é algo que pode gerar muita dor de cabeça. Afinal, isso gera uma série de consequências, de forma que é muito importante ter cuidado com suas infrações a fim de pagá-las em tempo.

Primeiramente, a ausência de pagamento das multas impede o licenciamento do veículo. E essa é uma obrigação anual, cujo cumprimento permite a obtenção do CRLV, ou seja, do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

E ao não obter o licenciamento você corre uma série de riscos. Caso o motorista seja flagrado dirigindo veículo em via pública sem o CRLV devidamente atualizado, há apreensão do veículo, com a imposição de taxas de guincho e outras despesas. Da mesma forma, há imposição de multa leve, com pontuação na CNH e cobrança pecuniária.

Nesse caso, o veículo somente poderá voltar à posse do proprietário e à circulação nas vias públicas após a quitação das multas, bem como a realização do licenciamento.

Além disso, quando você não paga as multas em dia, elas têm o preço aumentado em razão da incidência de juros. Por fim, ainda você corre o risco de ter uma inscrição de dívida ativa do seu estado ou da União, bem como no SPC e Se


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

LGPD – Direito do Titular

Sobre nós

Lumma Despachante, 25 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço

Mostrar Aviso