fbpx

Carregando...

Como pagar multa vencida?

Multa-vencida.jpg

Entender como pagar multa vencida é algo muito importante .Isso porque são muitos pontos e regras, criadas exatamente para deixar o trânsito mais seguro.

E quebrar uma dessas regras é uma infração que gera punições leves ou não, dependendo da gravidade do ocorrido. E a multa é uma das formas mais comuns de punir essa infração cometida pelo motorista. Essas multas possuem sua data de vencimento para o pagamento, que deve ser respeitada.

Após isso, o processo de como pagar multa vencida se torna um pouco mais complicado.

Como funcionam as multas?

O trânsito é realmente um ambiente bem complicado, onde é necessário prestar bem atenção a diversos pontos ao mesmo tempo. São uma grande diversidade de veículos transitando, sejam eles carros, motocicletas, ônibus, caminhões, bicicletas (bike), etc. E é preciso se ater não apenas nas suas próprias ações, mas também policiar o que está acontecendo ao redor. Afinal, não se está dirigindo sozinho e, mesmo se fazendo tudo certo, algum outro motorista pode errar e impactar quem está indo corretamente.

Outro ponto importante para quem dirige é conhecer bem as leis de trânsito. Claro que não há como virar um especialista no assunto, mas é preciso estudar os pontos principais, relacionados às regras. Isso porque são muitos pontos e regras, criadas exatamente para deixar o trânsito mais seguro. E quebrar uma dessas regras é uma infração que gera punições leves ou não, dependendo da gravidade do ocorrido.

Como são muitos pontos, cometer alguma infração uma hora ou outra é até mesmo comum. Quando isso acontece, é preciso arcar com as consequências dos atos, e acatar a punição. Normalmente, uma pena que é bem comum, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é a multa. Essa multa, nada mais é do que um valor (em reais) que deve ser pago, como punição pela infração cometida. 

Nesse caso, ela é como um documento de cobrança comum, que possui data de vencimento, que deve ser respeitado. Afinal, depois de vencida, são acrescidas taxas de cobrança pelo atraso, tornando o pagamento também mais burocrático. Vejamos então como pagar multa vencida.

Multa de trânsito tem juros?

As multas de trânsito são um importante meio de punir os infratores, que não respeitam uma lei de trânsito. Seus valores são bem variados, dependendo da gravidade da infração cometida. Mas, de todo modo, é sempre importante evitar essas penalizações. Em relação ao assunto, um ponto que muitas pessoas se perguntam é se a multa de trânsito tem juros.

Quanto a isso, é preciso levar em consideração como está a situação do pagamento, baseado no prazo de validade. Assim como um boleto comum, ele possui seu prazo de validade, que deve ser respeitado.

Mas, de uma forma geral, é possível afirmar que sim, a multa de trânsito possui juros. O que ocorre é que ele é cobrado apenas após ser ultrapassado a data do vencimento. Uma multa em dias não sofre aumento devido aos juros, mas a partir do momento em que ela atrasa, são cobrados sim taxas por esse atraso.

É preciso então ficar sempre de olho nesses períodos, para não sofrer com o aumento do valor da penalidade. Outro ponto que deve ser levado em consideração também é a burocracia de como pagar multa vencida.

É possível pagar multas vencidas?

As multas, como são uma punição prevista em lei, devem ser obrigatoriamente pagas. Claro que é possível questionar a existência dessa multa mas, caso a infração seja confirmada, ela deve ser paga. Um ponto interessante é que o condutor deve buscar pagar essa multa sempre no prazo. Afinal, há descontos para quem realiza essa ação até o seu vencimento, o que torna o valor mais em conta.

Mas, caso não seja possível fazer isso até a data limite, informada no documento, ela ainda pode sim ser paga. Isso, de certo modo, não interfere na efetivação do pagamento, feito posteriormente à data de vencimento. O que ocorre é que isso não é nada benéfico para o motorista, já que são acrescentadas taxas ao valor inicial, pelo atraso do pagamento.

E, independentemente de serem grandes ou pequenas, essas taxas, junto ao valor do desconto que foi perdido, aumentam bastante o valor real da multa. Por isso, realmente vale a pena buscar sempre respeitar os prazos, já que isso gera um bom alívio financeiro.

Outro ponto também é em relação à própria burocracia de como pagar multa vencida, já que não é simplesmente efetuar o pagamento do mesmo documento. É preciso então adquirir uma segunda via, com os valores efetivamente atualizados.

Como pagar multa vencida?

Então, como visto, deixar a multa vencer a data limite para o pagamento não é nada benéfico. Mas, embora mais burocrático, entender como pagar multa vencida não é tão difícil. A primeira coisa que deve ser feita é acessar o site do Despachante.com. No site, é possível emitir facilmente a segunda via da multa, de forma prática e rápida.

Essa segunda via, como mencionado, fica com os devidos valores atualizados, de acordo com a quantidade de dias de vencimento. Afinal, quanto mais dias se passa sem pagar, maior é o valor cobrado, já que as taxas são cobradas também por dia de atraso.

Mas, depois de emitida, não há mais dificuldades para realizar esse pagamento, já que ele pode ser feito normalmente, até a nova data limite, é claro.

Continue no nosso blog e descubra nosso guia completo sobre Multas NIC? | Blog Lumma Despachante.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

Sobre nós

Lumma Despachante, 23 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço