fbpx

Carregando...

Customização de veículos: O que pode e o que não pode?

blog-despachante-customizacao-de-veiculos-1.png

A customização de veículos encanta muitas pessoas que querem tornar o seu possante em algo inteiramente único. Afinal, por que ter algo todos tem ao invés de demonstrar sua personalidade com o seu automóvel?

Pois saiba que por mais interessante que customizar seja, isso requer cuidados, bem como encontra inúmeros limites. Portanto, antes de sair operando alterações no seu veículo, leia o artigo abaixo. Assim, saiba tudo sobre o assunto, as limitações e as regras que se impõem.

O que é customização de veículos?

A customização nada mais é do que as alterações que se operam sobre algo. Neste caso, sobre o veículo. Assim, corresponde à possibilidade de personalização do automóvel de forma que ele se diferencie do original e se torne único.

Todavia, customizar um veículo não é como customizar uma peça de roupa. Em verdade, exige diversos trâmites e cuidados, bem como o conhecimento do que a lei permite ou não.

Franquia Velozes e Furiosos deu pontapé na customização de veículos no Brasil

Pode até parecer piada, mas isso é verdade! A franquia protagonizada por Vin Diesel, Paul Walker e The Rock foi quem deu o pontapé inicial na customização de veículos no Brasil.

Isso ocorreu no início dos anos 2000, quando o primeiro filme da saga chegou ao Brasil. Até então, a busca por customização era baixa. Contudo, isso mudou a partir da estreia do longa nas telonas brasileiras.

O incrível sucesso da franquia se refletiu, então, na busca pela personalização dos veículos, o que pode ser feito em vários quesitos. Todavia, é necessário ter cuidado. Afinal, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos (onde os filmes Velozes e Furiosos foram criados) no Brasil há restrição legal às customizações.

Customização de veículo: O que pode e o que não pode?

Confira, abaixo, alguns dos tipos de personalização de veículo mais comuns e confira o que a lei impõe para cada uma delas.

Suspensão

“Rebaixei, aro 16…” é um verso que fez muito sucesso no início da década de 2000 no Brasil. Ele se refere a algo que entrou na moda nessa época: o rebaixamento de veículos diante da alteração da suspensão.

Mas, e aí, pode ou não? A lei permite a suspensão fixa e regulável do veículo. Contudo, impõe diversos limites para tal operação. Dentre os principais estão:

  • A parte do veículo mais próxima ao chão deve resguardar distância deste de ao menos 10 centímetros;
  • As rodas e pneus não podem encostar em nenhuma parte do veículo, inclusive no este de esterçamento;
  • Ainda, o peso do veículo influencia na possibilidade de alterações da suspensão do automóvel.

Troca de rodas e pneus

Da mesma forma que as alterações na suspensão, a customização de veículos que se volta às rodas e aos pneus dele também é possível. Contudo, mais uma vez, encontra limites que são impostos pela lei.

Por exemplo, a lei impede que a troca dessas partes do veículo passem dos limites externos do paralamas. Igualmente, não é possível alterar o diâmetro externo original dessas peças.

Pintura

Ainda, você pode alterar o seu veículo em relação à pintura dele, trazendo uma cor nova. Nesse caso, há liberdade do proprietário, que apenas deverá observar os passos de informação e autorização que veremos abaixo.

Adição de equipamentos de som

A adição de equipamentos de som no veículo também tem autorização por lei. Afinal, nada melhor do que dirigir ao som de suas músicas favoritas, não é mesmo? Isso faz parte do encanto do momento.

Contudo, saiba que a lei impõe limites em relação à potência do som. Por exemplo, caso você seja flagrado conduzindo veículo com som acima de 80 decibéis (medidos a 7 metros), será multado.

Assim, certifique-se de que o limite sonoro da potência do equipamento de som do seu veículo respeita esse limite.

Adesivagem

A adesivagem também consta como uma das opções de customização de veículos. Nesse caso, altera-se o visual do automóvel sem que isso altere sua pintura original, que é sobreposta, na lataria, por adesivos próprios para veículos.

Ainda, eles podem ser adicionados nos vidros, como é o caso do insulfilme. Quanto a eles, a lei exige que os vidros laterais tenham escurecimento de, no máximo 30% em relação à visibilidade original. Já a visibilidade de dentro para fora deve ser de ao menos 50%.

Máscara negra nos faróis

Essa é uma customização de veículos que ajuda a dar uma cara nova ao automóvel e, ainda, é barata. Por isso, é uma ótima opção para quem quer personalizar seu carro e economizar.

Nesse caso, a lei permite a adição dessa customização, sem que haja limite ou qualquer regra específica que a altere.

O que fazer quando customizar um veículo

Como vimos acima, a customização não é terra sem lei. Ou seja, ela segue regras, limites impostos pela legislação brasileira de trânsito. Assim, não só precisa ocorrer conforme as possibilidades que a norma dispõe, como também segue outros requisitos.

Isso se deve ao fato de que a legislação brasileira exige que a customização e personalização de veículos seja informada à autoridade policial estadual. Igualmente, requer informação e autorização do Detran.

Em caso contrário, você pode ser multado. Afinal, qualquer alteração – inclusive adesivagens comerciais na lataria – devem ser informados às autoridades, pois modificam a identificação do veículo.

Por isso, saiba que não basta seguir os limites da customização, como vimos acima. Esta também deve ser informada e autorizadas pelas autoridades locais de trânsito. Dessa forma, requer procedimentos burocráticos.

Caso você deseje customizar seu veículo, mas não quer as dores de cabeça e trâmites que isso acompanha, não se preocupe. Você pode contar com o Despachante.com, que é especialista nessa área!

Nossos profissionais estão a postos para ajudar você com tudo o que a customização de veículos requer. Assim, garanta a documentação completa e que as alterações propostas estejam dentro da lei.

Aliás, você sequer precisa sair de casa para obter nossos serviços. Basta nos contatar por meio do site e, então, nossos profissionais analisarão suas necessidades e concederão todos os serviços necessários para garanti-las.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

LGPD – Direito do Titular

Sobre nós

Lumma Despachante, 25 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço

Mostrar Aviso