fbpx

Carregando...

Entenda tudo sobre pontuação de CNH

30.12-scaled-1.jpg

Consultar pontos CNH é uma dúvida comum entre os condutores do Brasil. Isso porque, no estresse comum do dia a dia, os motoristas também devem se preocupar com os radares, fiscalizações de profissionais e outros meios que levam a infrações.

Qualquer falha no trânsito pode resultar em multas e, consequentemente, pontos na CNH. Seja por estacionar em locais proibidos ou excesso de velocidade enquanto está trafegando em uma via pública.

Existem maneiras de consultar pontos CNH que os condutores brasileiros devem conhecer. Além de quais infrações geram mais pontos, como recorrer a erros na aplicação de multas e outras questões importantes que dizem respeito à legislação brasileira de trânsito.

Como consultar pontos CNH?

Existem algumas maneiras de consultar pontos CNH. Uma delas é ir pessoalmente até a unidade do DETRAN mais próxima ou através do site do órgão. Sempre que existir dúvidas sobre assuntos referentes ao trânsito, entre em contato com a Lumma e tenha suas respostas!

Agora, para consultar pontos CNH, com sua carteira de motorista em mãos, basta ir até o local e solicitar a informação. Se você perdeu ou teve a sua CNH furtada, é fundamental apresentar um boletim de ocorrência ou uma declaração de perda. Caso o condutor não possa ir até uma unidade próxima do DETRAN, por qualquer motivo aparente, não há motivos para se preocupar. Isso porque existe um método ainda mais fácil de realizar uma consulta dos pontos em sua CNH. Basta acessar a página do DETRAN de seu estado. Onde também será necessário apresentar alguns documentos para encontrar todas as informações que precisa.

Os condutores também podem consultar pontos CNH através do aplicativo Autocheck do DETRAN. É importante ressaltar que esse serviço só está disponível para os condutores que residem nos seguintes estados: RJ, SP, PR, PE, MG, RS e BA.

O principal objetivo da criação desse serviço é agilizar as consultas de multas e pontos na carteira de motorista. Atualmente, o aplicativo também permite que os condutores façam pesquisas de placas, tabela FIPE e outros serviços. Essa consulta pode ser realizada através do chassi do veículo, assim como a sequência do emplacamento ou pelo Renavam. Através do aplicativo, os condutores têm acesso a placa, ao modelo e também cor do veículo. Dessa forma, será mais fácil verificar se as informações coincidem com o carro consultado.

Já na seção multas, os usuários podem verificar o local em que a infração foi cometida e os pontos recebidos. Esse aplicativo, até o momento, está disponível para consultar pontos CNH de maneira gratuita nos dispositivos iOS e Android.

O que diz a legislação brasileira sobre as infrações de trânsito?

Presente no Código de Trânsito Brasileiro, no art. 259, os condutores podem verificar do que se trata os pontos pelas infrações cometidas. Sendo assim, a cada infração cometida, os condutores podem ter pontos computados nas seguintes situações:

  • I – Gravíssima: Os condutores que forem flagrados cometendo essas infrações levam sete pontos na carteira;
  • II – Grave: No mesmo caso, quando pegos cometendo infrações de natureza grave, os condutores levam cinco pontos na CNH;
  • III – Média: Onde os condutores recebem quatro pontos na carteira;
  • IV: Leve: Três pontos.

Dessa maneira, o número de pontos que será atribuído em cada situação depende da natureza da infração em que o motorista for flagrado cometendo pelas autoridades ou radares de trânsito.

Para ficar ainda mais claro para os condutores, os pontos são atribuídos nas seguintes infrações:

  • Leve: Utilizar luz alta em ambientes providos com iluminação pública; dirigir sem atenção ou sem os cuidados que dizem respeito a segurança do condutor e passageiros;
  • Média: Utilizar o veículo para arremessar em pedestres, ou outros veículos, água ou detritos; Jogar objetos ou resíduos para fora do veículo; Ter o veículo imobilizado por falta de combustível; Dirigir com velocidade superior a 20% ao que é permitido.
  • Grave: Deixar de prestar auxílio às vítimas de acidentes quando solicitados; dirigir a velocidade superior à máxima de 20% ou 50%.
  • Gravíssimo: Dirigir a velocidade superior à máxima em 50%; Deixar de reduzir o veículo em regiões próximas a passeatas, aglomerações ou outros.

Vale ressaltar que o valor de cada multa será diferente em todas essas situações.

Como passar os pontos para o infrator responsável?

Caso já tenha cometido alguma infração de trânsito, sabe que a notificação será encaminhada via Correios para o motorista. Nesse documento também está presente o campo “Identificação do Condutor Infrator”. Nele, os condutores devem informar quem é o infrator, conforme descrito na Resolução do CONTRAN n° 404. Durante o prazo estabelecido, será necessário que os motoristas informem quem foi o infrator responsável. Informando dados como RG, CPF e CNH.

Depois de preencher devidamente todo esse campo do documento, será necessário encaminhá-lo para uma autoridade de trânsito. Se o que está sendo informado não for verdadeiro, os condutores podem se responsabilizar e responder judicialmente por falsidade ideológica.

Os pontos são computados de maneira automática na CNH?

Assim que todos os recursos são esgotados, os pontos serão de fato computados em sua CNH. Vale ressaltar que para cada uma das multas, o condutor tem três recursos administrativos para recorrer. Assim que o motorista recorrer, sua multa será suspensa e não serão computadas em sua CNH. Sendo assim, elas só são computadas após a utilização de todos os recursos disponíveis.

Se todos os recursos forem negados, então os motoristas podem consultar pontos CNH e conferir as infrações cometidas. Todos os pontos em sua carteira tem validade de 12 meses. Sendo assim, se o seu julgamento demorar, sua pontuação poderá prescrever. Os condutores podem consultar pontos CNH a qualquer momento. Para não ter sua carteira de motorista suspensa, os motoristas não podem acumular 20 pontos em doze meses.

Como verificar se a carteira de motorista está suspensa?

Assim como consultar pontos CNH, os condutores podem verificar se a carteira de motorista está ou não suspensa. Mas assim como as infrações, a comunicação da suspensão também será encaminhada via Correios. Sendo assim, é fundamental se manter ciente de todas as infrações e dívidas presentes em seu veículo. Uma das melhores maneiras é consultar através da Lumma Despachante. A empresa conta com especialistas prontos para atender todas suas dúvidas!


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h30

Sobre nós

Lumma Despachante, 20 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço