fbpx

Carregando...

Franquia reduzida para seguro

blog-lumma-franquia-reduzida-para-seguro.png

Você já ouviu falar em franquia reduzida para seguro? Ela pode reduzir o valor que você paga em eventual sinistro (acidente ou avarias cobertas pela apólice). Porém, essa vantagem encontra como contrapeso uma desvantagem.

Isso não significa, contudo, que a franquia desse tipo seja desinteressante. Em verdade, quer dizer que pode ser melhor para um perfil do que para outros, como também é natural em outros tipos de serviços e produtos.

Por isso, a escolha da franquia requer conhecimento sobre o que ela é e para que serve, quais são seus tipos e as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Abaixo, então, confira tudo isso e se informe!

O que é e para que serve a franquia reduzida?

Quando se contrata um seguro, há o desenvolvimento de uma apólice que determina os tipos de situações (sinistros) que têm cobertura por ele. Por exemplo, grandes e pequenas avarias, acidentes, perda total do veículo, etc.

Para isso, então, o seguro cobra um valor anual que pode se dividir em 12 parcelas mensais. Por outro lado, quando alguma situação que requer cobertura do seguro se apresenta entra a figura da franquia.

Ela se refere à parte do valor de prejuízo do que ocorreu com o veículo que cabe ao segurado. É isto mesmo! O pagamento do seguro, então, é muito parecido com um sistema de co-participação.

Assim, o segurado sempre deverá pagar X valores para que, então, entre o seguro e cubra o restante do prejuízo.

Segundo as seguradoras, a franquia serve como um alerta e um sistema de freios. Ela se apresentaria justamente parla evitar que o condutor se envolva em pequenos acidentes ou prejuízos bobos somente por considerar que não sairá do seu bolso.

Sabe aquele risco de se enfiar em outra fila de carros sem dar sinal, falta de uso da seta ou de mexer ao celular enquanto dirige? Ou mesmo a tentativa sem muita atenção de estacionar em uma vaga pequena… Tudo isso pode dar vez a acidentes, mesmo que pequenos, não é mesmo?

A franquia, então, procura evitar esse tipo de atitude de quem conduz um veículo, pois alega que em caso contrário aumentam as chances de acidentes por falta de atenção ou que o condutor pode considerar inofensivo.

Tipos de franquia

Existem alguns tipos de franquias. Veja quais são os principais e como funcionam:

  • Franquia normal: é aquela que é utilizada como o padrão da seguradora. Chega-se a ela por meio de comparações. Ela se destaca por ter um custo mediano e é indicada principalmente para quem tem um bom histórico de direção. Por outro lado, não é ideal para quem está começando na direção ou por quem tem um histórico de constantes acidentes;
  • Franquia majorada: nesse caso, o valor pago pode ser o dobro da franquia normal. Todavia, isso pode se refletir na diminuição dos valores das mensalidades do seguro. Com isso, tem-se que esse é um tipo de franquia que é mais valiosa para quem nunca se envolve em acidentes (embora não seja possível garantir que isso será sempre assim, até porque não depende apenas de você, mas de outros transeuntes e condutores). O ponto negativo, aqui, é que um eventual acidente ou necessidade de uso do seguro poderá sair muito mais caro!
  • Franquia reduzida: Da mesma forma temos a franquia reduzida. Ela é interessante porque no caso de acidente o segurado garante a necessidade de ter que arcar com apenas parte do valor necessário. Assim, a seguradora abocanha umas responsabilidade maior. Por outro lado, o valor mensal costuma ser mais caro, o que pode pesar no orçamento do mês;
  • Franquia isenta: por fim, temos a franquia reduzida. Contudo, cabe ressaltar desde já que ela é basicamente rara, uma vez que é incomum que as seguradoras a ofertem. Mesmo assim, ela existe e pode ser encontrada em algumas situações. A franquia isenta se refere à desnecessidade de cobrir parte do sinistro. Assim, o segurado apenas se limita à contribuição com o recolhimento mensal da mensalidade. Esta, por sua vez, costuma inflar bastante!

Franquia reduzida: Prós e contras

Segundo Michele Alves, gerente de vendas e marketing da área de seguros para veículos, a franquia reduzida “geralmente tem a metade do valor da franquia básica. A modalidade é indicada aos que preferem pagar mais pelo valor da apólice do que arcar com consertos do carro, ainda que estejam dispostos a pagar por consertos menores. Ou seja, para ter franquia mais em conta, o preço cheio do seguro é mais caro”.

Nesse caso, a franquia costuma ser de 25% a 50% menor do que o valor que se aplicaria nos casos da franquia normal. Ou seja, o valor é bastante reduzido, o que se mostra como um benefício.

Como nem tudo são flores, os pontos negativos se referem ao alto custo mensal que isso pode exigir.

E para quem a franquia reduzida se mostra como a melhor opção? Pois bem. Nesse caso, há indicação de que prefiram ela os motoristas com maior risco de acidentes, como aqueles que são novatos no volante.

Então, devo optar pela franquia reduzida?

Depende. Afinal, isso depende diretamente do seu perfil como condutor, da sua segurança ao dirigir, bem como da experiência. Ainda, do seu histórico enquanto motorista, pois tudo isso ilustra os riscos que você corre ou não.

Para condutores novatos ou que já se envolveram em diversos acidentes ela pode ser perfeita. Por outro lado, pode ser um gasto desnecessário para quem tem um histórico ao volante de dar inveja e que não se envolve em acidentes.

Caso você ainda tenha dúvidas de qual tipo de franquia condiz ao seu perfil e como contratar, não se preocupe! Estamos está disponíveis para ajudar você sempre que precisar.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

LGPD – Direito do Titular

Sobre nós

Lumma Despachante, 25 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço

Mostrar Aviso