fbpx

Carregando...

Indicação do condutor em caso de multa, porque sua empresa deve fazer

indicacao-condutor-lumma-despachante-1.jpg

Toda empresa que possui condutor e veículos em sua frota, convive com a questão das multas de trânsito e como fazer a indicação do condutor para evitar prejuízos.

Faz parte do dia a dia da administração da empresa minimizar estas despesas. Então, a ideia é garantir que ocorra o mínimo possível de multas, deste modo, fazer uma gestão eficiente da sua frota garante melhores resultados ao negócio. Para isto, ter o controle das multas cometidas e indicar o condutor é muito importante.

Do mesmo modo, toda vez que uma infração é cometida, a empresa que possui uma frota precisa indicar o condutor. Porém, esta medida evita vários problemas, nesse sentido, questões financeiras e inclusive judicial.

Vamos supor que houve alguma infração e a empresa não informou o condutor, a empresa é punida com uma multa NIC, que pode duplicar de valor,  além disso, causando prejuízos relevantes para a empresa.

Indicar o condutor do veículo é necessário, quando a multa é cometida, a empresa tem até 15 dias para fazer esta indicação.

Caso não a faça, pode esperar que vem multa NIC por aí.

Além de pagar a multa, o gestor é penalizado.

As multas têm seu papel original de educar o condutor, então, caso você não indique o motorista, como você vai avaliar a situação?

Quem está precisando de uma orientação na sua equipe na hora de fazer a indicação de condutor?

Há motoristas reincidentes?

 

Contudo, a partir do momento em que você administrador tem este panorama traçado, você poderá adotar medidas corretivas.

Um treinamento pode ser oferecido a sua equipe de motoristas, ou seja, medidas que podem ser realizadas para minimizar estas multas e consequentemente reduzir despesas.

Além do treinamento, outras formas de orientação podem ser adotadas,
por meio de um vídeo, um bate-papo, uma reunião com mais pessoas.
Independente do formato, algo precisa ser feito para fazer a indicação do condutor.

Em uma situação mais grave, caso envolva a justiça, quando o caso for averiguado por um juiz, a falta de identificação do condutor pode sugerir que a empresa de frotas não está cumprindo as determinações legais, e isto pode promover uma decisão desfavorável para a companhia.

Uma vez que nós sinalizamos o problema que a não identificação do condutor pode gerar para a sua empresa, o que pode ser feito para evitar isto?

 

A resposta é:

contar com a tecnologia a seu favor. Imagine um sistema de indicação online que une dois itens: tecnologia e monitoramento. Além disso, uma vez que você conta com este sistema, você  e o condutor serão avisados caso aconteça alguma infração de trânsito.

 

indicacao-de-condutor

Já pensou em todos os benefícios que este sistema pode oferecer à sua empresa?

É economia de tempo, economia de dinheiro, pois, uma vez sinalizado, a sua empresa não receberá multa NIC.

 

Já pensou em como infrações recorrentes,
graves, podem impactar na imagem da sua empresa?

Para manter a reputação de uma companhia devemos ter atenção dobrada, Atualmente o carro de uma frota envolvido em uma infração grave, caso este sendo noticiado na imprensa, a marca empresa sendo exposta de maneira negativa, são coisas que podem levar a perdas irreparáveis.

Então, agir preventivamente e em parceria com empresas que podem te ajudar faz toda a diferença na hora de da indicação de condutor.

 

indicação de condutor

A Lumma Despachante desenvolveu este sistema
e oferece um atendimento segmentado para a sua empresa.

Uma vez que a multa for identificada, caso haja a necessidade de entrar com recursos, a Lumma entra com este procedimento para você.

Após você receber a notificação da multa, existe um prazo de 30 dias para você recorrer e fazer a indicação do condutor.

Por isso, é muito importante ter este sistema que sinaliza que houve a infração, assim, você age dentro do prazo.

 

indicação de condutor

O que é necessário entregar de documentação nessa contestação?
As cópias do seguintes documentos.

  • Comprovante de endereço
  • Carteira de identidade do condutor
  • Carteira de habilitação
  • Documento do carro
  • Notificação da multa
  • As vias do seu recurso

 

Com estes documentos organizados, será necessário redigir o porque você está contestando a multa e fazer a indicação de condutor.

Se você tiver uma prova para apresentar, adquirida por meio de um sistema de rastreamento para comprovar onde o veículo estava no momento da infração, a velocidade que era conduzido, são provas muito relevantes no momento da contestação e indicação do condutor.

Esta documentação deverá ser conduzida até o órgão que aplicou a multa, onde serão analisadas.

Primeiramente, uma vez que você contesta uma multa, estará fazendo isto em primeira instância, na Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI.

Ainda assim, se acontecer de você não obter reposta no prazo de 30 dias, você pode recorrer à segunda instância, ao Conselho Estadual de Trânsito.

Deu para ter uma ideia do processo de contestação, é moroso, porém a indicação de condutor, vai te garantir uma economia significativa.

Então, poder contar com uma empresa para te auxiliar neste processo traz mais eficiência.

 

Gestão de Multas

Conclusão sobre como fazer a Indicação de Condutor da forma correta!

Somos uma empresa com mais de duas décadas de atuação, nosso time está preparado para te ajudar a realizar o gerenciamento eficaz da sua frota.

Nossa gestão utiliza tecnologia que agiliza muitas etapas do processo, fazendo com que o condutor faça esta indicação. Posteriormente, em todas as etapas do processo o gestor de frotas tem as informações em tempo real, através de uma dashboard.

Reduza os custos com multas NIC na indicação do condutor, conte com a nossa equipe e com as tecnologias que disponibilizamos para tornar seu negócio mais rentável.

A gestão documental da sua frota completa é possível ser realizada pela Lumma Despachante.

Se você gostou desse artigo e quer continuar acompanhando tudo sobre a gestão de frotas, nos siga nas redes sociais através do LinkedIn!

 


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 8h30 às 18h30

Sobre nós

Lumma Despachante, 20 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço