fbpx

Carregando...

IPVA e Pagamento de Débitos Frotas, reduzindo as despesas

lummadespachante-ipva-pagamento-debitos.jpg

Administradores de frotas de veículos têm inúmeros documentos que devem manter em dia, um dos principais é o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Pagamento de Débitos Frotas.

Estas taxas são obrigatórias e essenciais para que a frota esteja liberada para trafegar, gerando lucros para a empresa.

 

O pagamento do IPVA difere de um Estado para o outro, os meses para pagamento são definidos de acordo com a placa do veículo.

Veículos com placa final 0 recebem IPVA com vencimento em janeiro, normalmente.

Veículos com placa final 9 têm IPVA com vencimento em março, fique atento ao calendário do IPVA e os tributos de Pagamento de Débitos de Frotas

Se formos imaginar, gerenciar o pagamento dos impostos dos nossos carros pessoais já demanda tempo, e quando esta tarefa ganha escala, que são os casos das frotas?

Ah, não dá nem pra pensar em perder prazo, pagar IPVA em atraso é prejuízo na certa.

E ninguém quer isso. Zelar pela sustentabilidade dos negócios passa pelo pilar de serem lucrativos, fugir dos juros é essencial para uma empresa sustentável.

 

Então, vamos entender um pouco sobre IPVA e pagamento de débitos.

 

Você deve estar atento ao perfil dos veículos da sua frota, assim, você saberá qual o valor de IPVA deverá pagar, além de poder contemplar esta despesa no planejamento orçamentário da sua empresa.

 

IPVA-Pagamento de Débitos Frotas

Confira alguns itens para o pagamento de débitos

 

  • Qual o perfil do veículo, é novo ou usado?

Antecipadamente, se for um veículo usado, é considerada a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para calcular o valor de mercado do veículo.

Agora, se for um veículo novo, deve ser considerado o valor que consta na nota fiscal, incluindo os acessórios.

 

  • Aplique a taxa, que varia de 1% a 4%, de acordo com o veículo e o Estado

A taxa pode variar de acordo com o modelo do automóvel, se é a gas, se é flex, etc, e o Estado onde o veículo está registrado.

Então, como a regra muda de acordo com o Estado, você precisa pesquisar no órgão do seu Estado.

 

  • Fique atento ao prazo para pagamento, que varia de acordo com a região

Primeiramente, este item é muito importante porque você poderá conseguir desconto com o pagamento à vista.

Além de evitar multas caso o veículo esteja rodando com o documento em atraso.

 

  • Decida a forma de pagamento

Você pode optar por realizar o pagamento parcelado.

Neste caso, você não contará com o desconto por pagar à vista, porém, em se tratando de uma frota.

Todavia, este parcelamento pode ser importante caso tenha sido considerado no seu planejamento orçamentário.

Se você não pagar o IPVA, você receberá uma notificação fiscal, caso você não realize o pagamento, o débito será inserido na dívida ativa.

Aí prepare o bolso, a multa passa de 20% para 40% e serão cobradas despesas judiciais e honorários advocatícios, que segundo a Tabela de Honorários da OAB/SP, o valor mínimo é de R$ 2.111,44.

Esse valor para um IPVA atrasado, imagina esse débito atribuído a vários veículos de uma frota?

Outro fator de preocupação em deixar de pagar o IPVA e o Pagamento de Débitos de Frotas, é que o veículo pode ser apreendido a qualquer momento.

Imagina o que isto pode significar para a sua empresa?

Durante uma entrega importante o veículo ser retirado da rodovia impedindo que você cumpra o combinado com o seu cliente?

Você não precisa passar por isto.

 

Entende porque é tão importante realizar o gerenciamento da documentação da sua frota?

Agora, se você deseja contar com o auxílio de uma empresa parceira para gerenciar o pagamento do IPVA, a Lumma Despachante possui um sistema de busca que pesquisa os débitos em todas as bases dos órgãos Estaduais, Municipais e Federal.

Ainda assim, com essa busca, você tem acesso as informações e pode realizar os pagamentos evitando multas, juros e inscrição na dívida ativa.

Por exemplo, informação antes da data de vencimento, essa é a sacada que faz toda a diferença e ajuda a sua empresa a se tornar mais rentável.

Evitando perder dinheiro com multas e juros.

 

Conclusão

A Lumma tem realizado este trabalho com eficácia para grandes empresas do setor de frotas, em 2019, a empresa gerou 165 mil boletos de IPVA e 215 mil notificações processadas aos clientes.

Ou seja, somos uma empresa com mais de duas décadas de atuação e unimos nossa experiência com estratégias de inteligência de mercado.

Atreladas as evoluções tecnológicas para desenvolver ferramentas e sistemas com o objetivo em gerar resultados constantes para as operações dos nossos clientes.

Em 22 anos, atuando no mercado de gerenciamento de frotas

Sabemos as dores que envolvem os empresários do setor de transporte de cargas e garantir mais qualidade na sua atuação profissional e tempo produtivo são alguns dos nossos objetivos.

Se você gostou desse artigo e quer continuar acompanhando tudo sobre a gestão de frotas, nos siga nas redes sociais através do FacebookLinkedIn!


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 8h30 às 18h30

Sobre nós

Lumma Despachante, 20 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço