fbpx

Carregando...

Julho é o prazo para o licenciamento final 1 e 2

blog-lumma-calendario-licenciamento-1.png

São várias as obrigações que devem ser observadas pelos proprietários de veículos. Dentre elas estão o pagamento de impostos, bem como o licenciamento final 1 e 2, cujo prazo final em São Paulo já está definido.

Hoje iremos entender o que é o licenciamento, para que ele serve e como deve ser feito. Continue lendo e confira, garantindo que seu veículo esteja sempre de acordo com as regras de trânsito brasileiras.

O que é licenciamento final 1 e 2?

O licenciamento é responsável por conceder a um automóvel o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Essa documentação é conhecida como CRLV.

É ela que garante a regularidade e direito à circulação em vias públicas para um veículo. Sua emissão é anual, de forma que deve ser acompanhada de perto pelo proprietário para não perder o prazo.

Aliás, deve-se ter em mente que não basta ter a documentação em dia. É obrigação dos motoristas, também, sempre portar o documento para comprovar a regularidade do veículo em eventual abordagem policial.

No estado de São Paulo, o prazo final para licenciar o veículo é determinado de acordo com o último número da placa do veículo. Neste ano, tivemos algumas mudanças no calendário de vencimento do licenciamento. Assim, ficou determinado que o licenciamento final 1 e 2 deverá ser feito em julho.

O valor para licenciar o veículo varia de acordo com cada estado e é pago em favor da Secretaria da Fazenda do Estado.

O licenciamento final 1 e 2 de veículo deve ser feito por quem?

São obrigados a realizar o licenciamento 2022 todos os proprietários de veículos automotores e elétricos.

Além disso, aqueles articulados com reboque ou semirreboque também devem expedir a documentação e pagar as taxas anualmente.

A única exceção diz respeito ao primeiro ano do veículo. Isso decorre do fato de que na compra do automóvel o valor das taxas já está incluso.

Assim o veículo já sai da concessionária devidamente licenciado sem que para isso seja preciso emitir um novo licenciamento.

A partir do segundo ano, então, é preciso emitir o documento e fazer o pagamento das taxas de maneira anual.

O licenciamento final 1 e 2, portanto, deve ser feito por todos os proprietários de veículos em São Paulo cujas placas terminem com o dígito 1.

Como fazer o licenciamento 2022?

Primeiramente, deve-se ter em mente que somente é possível fazer o licenciamento caso todas as multas registradas para um veículo estejam quitadas.

Ou seja, o proprietário do veículo e o automóvel não podem ter multas pendentes no momento do licenciamento final 1 e 2. Caso elas existam, é preciso quitá-las.

Outra questão importante é que só é possível fazer o licenciamento caso o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) esteja devidamente pago.

Note que essa é uma fase indispensável para o licenciamento final 1 e 2 e para todas as demais placas. Ou seja, a ausência de pagamento do imposto impede completamente a possibilidade de emissão do licenciamento.

Dessa maneira, somente após a quitação de todas as multas e do imposto sobre o veículo é que este poderá ser licenciado.

Por outro lado, saiba que é possível fazer o licenciamento diretamente da sua casa. Para isso basta ter em mãos o número do RENAVAM e acessar o Internet Banking do banco de preferência.

Quando fazer o licenciamento final 1 e 2?

Anualmente há a divulgação de um calendário para que os proprietários de veículos se organizem para o pagamento do licenciamento.

Conforme brevemente dito, esse calendário é organizado a partir do último número da placa do veículo.

Assim, para 2022 o licenciamento final 1 e 2 deve ser feito até 31 de julho pelos proprietários de veículos, como automóveis de passeio. Já para caminhões o pagamento é postergado para outubro.

Dessa maneira, faltam alguns dias para iniciar o pagamento do licenciamento. Entretanto, é bom organizar-se desde já. Afinal, são necessários gastos e outras obrigações que envolvem a emissão do licenciamento.

Confira o calendário de licenciamento para automóveis

Confira o calendário de licenciamento para  caminhões

Qual o valor do licenciamento final 1 e 2 para 2022?

O valor do licenciamento é definido anualmente. Neste ano de 2022, o valor é de R$144,86.

O motorista que desejar maiores informações sobre o valor que terá que pagar pode consultar o site do DETRAN paulista.

CRV X CRLV

Conforme apontamos, a partir do licenciamento o motorista obtém o CRLV, que é indispensável para que o veículo seja considerado regular e em condições de circular pelas vias públicas.

Porém, muitos ainda o confundem com o CRV, outro documento importante para os veículos.

Enquanto o CRLV se refere ao licenciamento final 1 e 2, o CRV se refere ao Certificado de Registro de Veículos. A emissão deste é feita na compra do veículo e no primeiro emplacamento dele.

Outro ponto importante sobre o CRV é que ele é responsável por gerar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), crucial para a identificação do automóvel.

Dessa maneira, tem-se que quando um veículo é transferido para outro proprietário o CRV deve ser reemitido. O mesmo não acontece com o CRLV.

O que acontece com quem não fizer o licenciamento final 1 e 2 até julho de 2022?

Por fim, é de suma importância que você também entenda quais são as consequências em não fazer o licenciamento. Elas são graves e podem trazer diversos problemas.

A lei estabelece que o licenciamento é necessário e que sua ausência implica na aplicação de multa e de pontuações na carteira de habilitação do motorista (07 pontos e valor de R$ 293,47).

Além disso, tem-se que também há a aplicação de medida administrativa. Ela implica na retenção do veículo até que o proprietário apresente o documento válido.

Aliás, é importante destacar que isso não ocorre apenas em caso do não pagamento e emissão do licenciamento. As medidas são impostas de igual maneira para quem não estiver portando o CRLV.

 


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

Sobre nós

Lumma Despachante, 23 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço