fbpx

Carregando...

Licenciamento de caminhão: Como funciona?

Licenciamento-de-caminhao.jpg

O Licenciamento de caminhão é um processo de extrema importância para quem quer continuar transportando suas cargas, de forma regular, pelas estradas do país. Essa regularização deve ser feita todos os anos, sendo indispensável para que as viagens possam acontecer de forma correta, dentro da lei. E, principalmente quando se trata de transporte de cargas, estar regularizado é fundamental. Afinal, o que não faltam são fiscalizações, já que os caminhões percorrem longas distâncias nas estradas brasileiras.

Então, se você quer realmente saber o que é e como funciona o licenciamento de caminhão, basta continuar a leitura com a gente até o final.

O que é o licenciamento de caminhão?

Trabalhar com caminhões não significa apenas saber dirigir e sair percorrendo as estradas realizando transportes de cargas. Vai muito além disso, e envolve diversas questões práticas, envolvendo manutenções periódicas, até pontos burocráticos, relacionado a regularizações. E o licenciamento de caminhão é exatamente um desses pontos, que deve ser levado em consideração na hora de entrar nesse negócio.

Esse é um processo burocrático, relativamente simples, mas que exige atenção por parte dos proprietários. Isso porque é algo que deve ser realizado todos os anos, regularizando o veículo para exercer suas funções. Nesse caso, é preciso que seja emitido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Vale lembrar, no entanto, que essa regularização para trafegar de forma legalizada, depende também da própria situação do veículo. É preciso estar totalmente em dia com as obrigações tributárias relacionadas ao caminhão, como o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O licenciamento de caminhão deve ser feito anualmente, mas não é algo que se aplica apenas a esses veículos de transporte de carga. Basicamente todos os veículos automotores, elétricos, etc. devem realizar esse processo de licenciamento todos os anos.

E isso está assegurado pelo artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, que rege todo esse âmbito em geral.

Quais os benefícios de ter um caminhão licenciado?

Independentemente de haverem muitos benefícios ou não, o fato de estar previsto em lei, e ser obrigatório, já torna o licenciamento de caminhão algo quase inevitável. Contudo, esse ato obrigatório gera sim muitos benefícios extras, relacionados a esse mercado em si.

O principal, obviamente, é a própria legalização, ou seja, a liberação do veículo para realizar o transporte, de forma correta e sem medo de sofrer penalizações.

Mas, além dessas, também há outras, que se mostram bem chamativas. Vejamos:

  • Percorrer as estradas brasileiras sem receio de fiscalizações;
  • Ter mais pontualidade nas entregas, já que não haverá contratempos com essa questão de ilegalidade;
  • Aumento no número de clientes, já que muitos exigem um veículo licenciado para o contrato;
  • Mais facilidade de venda, caso queira vender o veículo, e muito mais.

O licenciamento de caminhão é obrigatório?

Até agora, já mostramos o que é o licenciamento de caminhão, e quais são seus benefícios para o proprietário. Mas afinal, esse licenciamento é obrigatório? Bem, como já foi dito, o licenciamento do veículo é sim um ato obrigatório, que deve ser realizado todos os anos.

Afinal, está previsto em lei, no artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, sendo algo fundamental para quem quer exercer essa profissão. Outro ponto importante se refere também a utilização do CRLV, ou melhor, o motorista é obrigado a estar sempre de posse do documento de legalização. Essa regularização é fundamental para quem quer se manter firme no mercado, gerando benefícios relacionados a esse meio.

Estar totalmente dentro dessa legalização consegue dar muito mais comodidade para os proprietários e também para os caminhoneiros. Isso porque, não há remorsos em relação à ilegalidade das ações, medo de fiscalização, etc.

A empresa, além de cumprir o que rege a lei, consegue se manter creditado dentro da área, passando segurança e credibilidade aos clientes. E esse é um dos pontos fundamentais para quem quer crescer dentro dessa carreira.

Qual o calendário do licenciamento anual de caminhões em 2021?

O calendário para o licenciamento de caminhão ocorre baseado no final da placa do veículo. Na verdade, o que ocorre é a divulgação do prazo máximo para que esse licenciamento aconteça.

Algo interessante é que, quando se fala em veículos de carga, como o caminhão, há uma diferença nesse calendário, que acaba se tornando mais longo. Desse modo, esse é o calendário para o licenciamento anual de caminhões em 2021, baseado no final da placa:

  • 1 e 2, devem realizar a renovação até setembro;
  • 3, 4 e 5, devem realizar a renovação até outubro;
  • 6, 7 e 8, devem realizar a renovação até novembro; e
  • 9 e 0, devem realizar a renovação até dezembro.

Esse é um prazo bem mais prolongado, levando em consideração que para outros veículos, esse prazo final já inicia em abril.

Como tirar a segunda via do CRLV?

Como foi possível observar no decorrer do artigo, além do licenciamento de caminhão ser obrigatório, também é preciso provar essa regularização, quando for necessário. Por isso, estar sempre de porte do CRLV também é um ato obrigatório, já que ele é o documento gerado, confirmando esse licenciamento. Dessa forma, quando, por alguma situação, o CRLV for perdido, é necessário emitir a segunda via do documento, para que ele possa ser lavado nas viagens.

Continue no nosso blog e descubra tudo sobre quais são as consequências da dívida ativa | Blog Lumma Despachante.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

Sobre nós

Lumma Despachante, 23 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço