fbpx

Carregando...

Licenciamento no Estado de São Paulo em 2022

blog-lumma-licenciamento-2022-2.png

Se você é proprietário de um veículo, precisa efetuar o pagamento do licenciamento no Estado de São Paulo em 2022. Porém, você sabe como fazer isso?

Se você tem dúvidas sobre como deve ser o pagamento do licenciamento no Estado de São Paulo, confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto nesse artigo! Vamos te ensinar o passo a passo, para não ter erro!

O que é o licenciamento?

Licenciamento é um imposto a ser pago anualmente e que permite ao proprietário rodar com seu veículo legalmente pelas vias e estradas do Brasil.

Para obter o licenciamento, é necessário quitar todos os débitos do veículo, como IPVA, multas e outros. Com isso, é obtido o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), que no Estado de São Paulo, tem versão digital (CRLV-e).

O CRLV-e funciona como certificado de licenciamento anual daquele veículo.

O que acontece se eu não pagar o licenciamento?

Quem resolve arriscar e não pagar o licenciamento pode ter uma dor de cabeça gigante com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), além de pagar caro para resolver o problema.

Ser pego dirigindo um veículo que não tem o licenciamento em dia representa uma infração gravíssima de trânsito. Ou seja, o proprietário terá que pagar uma multa de R$293,47 e ainda levará 7 pontos na carteira de motorista. E para piorar, seu veículo poderá ser apreendido.

Assim, para você ter o seu veículo de volta, você terá que quitar todos os débitos, além de pagar pelo tempo que o veículo ficou no pátio do Detran e guincho.

Conclusão: é uma dor de cabeça que não sai barato resolver!

Mas, se você ainda acha que arriscar é uma saída, melhor pensar novamente: o valor pago pelo licenciamento de veículos é bem mais baixo do que o valor pago pelo IPVA, por exemplo.

Como ambos não precisam ser necessariamente pagos juntos, o ideal é você se programar, dividir os impostos e conseguir honrar os pagamentos, para não ter dor de cabeça depois.

Como é o calendário de pagamento do licenciamento no Estado de São Paulo?

Você pode optar pelo pagamento do licenciamento do seu veículo, conforme o final de placa. Assim, cada final de placa tem um mês para que o licenciamento seja pago, até aquela data.

Por outro lado, você também pode efetuar o pagamento do licenciamento junto com a conta única, com desconto do IPVA. Essa também é uma opção, para quem já tem o dinheiro disponível para isso naquele momento.

Para quem opta pelo pagamento parcelado do IPVA e depois pelo pagamento do licenciamento, veja o calendário de pagamento do licenciamento no Estado de São Paulo:

·         Placas com finais 1 e 2: até 29 de julho;

·         Placas com finais 3 e 4: até 31 de agosto;

·         Placas com finais 5 e 6: até 30 de setembro;

·         Placas com finais 7 e 8: até 31 de outubro;

·         Placas com final 9: até 30 de novembro;

·         Placas com final 0: até 30 de dezembro.

Qual é o valor de licenciamento de veículos no Estado de São Paulo?

O valor de licenciamento varia de Estado para Estado no Brasil.

Muitas pessoas confundem a isenção de IPVA, dada aos condutores com problemas de saúde comprovados ou condições limitantes, ou veículos com mais de 20 anos da data de fabricação, com isenção de licenciamento.

Não há isenção de licenciamento no Estado de São Paulo. Portanto, mesmo que seu veículo seja mais antigo ou o proprietário tenha alguma condição de saúde que o permita ter a isenção do IPVA, o proprietário ainda terá que recolher o valor do licenciamento.

No Estado de São Paulo, o valor de licenciamento em 2022 subiu para R$ 144,86, tanto para veículos novos quanto para usados.

Como efetuar o pagamento do licenciamento no Estado de São Paulo?

Agora que você já sabe por que deve efetuar o pagamento do licenciamento no Estado de São Paulo, vamos te dar o passo a passo de como fazer isso.

Se você acha tudo difícil, tem dúvidas ou então não tem muito tempo, basta entrar em contato com o Despachante.com que te ajudamos com todas as suas dúvidas, facilitando todo o processo de pagamento do licenciamento.

Mas, o processo não é difícil e se o veículo não tem débitos anteriores e não está com restrições, efetuar o pagamento do licenciamento é bem fácil. Basta seguir esse passo a passo:

Passo a passo de como efetuar o licenciamento no Estado de São Paulo

O pagamento pode ser realizado pela agência bancária, incluindo o Renavam do veículo no próprio aplicativo do banco. O Despachante.com, um dos serviços oferecidos pela Lumma Despachante, também pode te ajudar.  Acesse o site do Despachante.com e faça seu orçamento.

No Estado de São Paulo, o CRLV-e tem validade, caso você seja abordado e seja solicitado o documento do seu veículo. Mas, conforme dissemos, você também pode dar download da versão em PDF desses documentos e deixá-los impressos com você.

Assim, você não corre o risco de estar sem internet quando precisar mostrar o CRLV-e.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

Sobre nós

Lumma Despachante, 23 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço