fbpx

Carregando...

Segurança no trânsito: como mantê-la?

Seguranca-no-Transito.png

Embora seja essencial para prezar pela vida dos condutores, passageiros e pedestres, muitos não entendem sobre a segurança no trânsito. Mas não há motivos para se preocupar! É possível descobrir tudo sobre isso com uma rápida pesquisa. É importante citar que essas informações não servem para que você dirija melhor, mas sim conhecer quais são os seus direitos e deveres. Ou seja, é possível reduzir o risco de acidentes, assim como outros problemas no trânsito. 

Esse é um assunto muito importante, e que precisa ser encarado com seriedade! Por isso, veja a seguir ações que podem manter a sua vida e a do próximo em segurança! Boa leitura. 

Como fazer a sua parte para preservar a segurança no trânsito?

Primeiramente, é importante citar que dirigir traz vários benefícios. Afinal, além de garantir a circulação com conforto, o deslocamento se torna mais fácil. Mas é fundamental preservar a segurança no trânsito, seja do próprio condutor, passageiros ou pedestres. Portanto, para evitar acidentes e outros problemas ao dirigir, é importante conhecer sobre a segurança no trânsito. Os condutores devem ser responsáveis no volante, evitando que consequências trágicas aconteçam. Afinal, anualmente diversas pessoas perdem as suas vidas pelas imprudências no trânsito. Inclusive, um terço dessas mortes ocorrem com usuários vulneráveis das vias públicas, como pedestres ou ciclistas. 

Lembre-se que a responsabilidade do condutor é fundamental para a preservação da segurança no trânsito. Inclusive, é impossível citar esse aspecto sem mencionar o que é a direção defensiva, assim como o seu objetivo. 

O que é a segurança no trânsito?

Embora esse conceito seja muito discutido, grande parte dos condutores brasileiros não o conhecem totalmente. Trata-se de um conjunto de ações preventivas, que envolvem todos, desde os condutores até os pedestres. O principal objetivo dessa segurança é a garantia de um ambiente mais seguro, evitando que acidentes e mortes aconteçam. Afinal, essas imprudências levam a várias consequências trágicas todos os anos. Uma das principais questões debatidas é a direção defensiva, assim como seguir as leis de trânsito. Embora seja algo extremamente básico, os condutores podem se esquecer no calor do momento. 

Portanto, por essa definição, é possível dizer que um trânsito seguro é responsabilidade de todos! Tendo isso em mente, veja o que é uma direção defensiva, algo essencial para a garantia dessa segurança.

O que é a direção defensiva?

De maneira geral, a direção defensiva é uma sequência de conjuntos adotados para melhorar o trânsito, diminuindo a incidência de acidentes e outras consequências causadas pela irresponsabilidade dos condutores. Uma das principais características dessa direção defensiva é a atenção. Basicamente, esse é um indicativo que os condutores devem prestar atenção não só na direção, mas também tudo aquilo que acontece em sua volta. 

Além disso, também existem mais alguns princípios na direção defensiva que garantem a segurança no trânsito, são elas: habilidade, que está diretamente relacionada com a prática, assim como a ação, que são as manobras necessárias para evitar os acidentes. 

Qual é a importância do trânsito seguro?

Primeiramente, é extremamente fácil definir qual é a importância do trânsito seguro. Afinal, uma das principais características é que essas medidas podem salvar vidas. Tudo isso com algumas ações que podem ser seguidas em seu dia a dia. Afinal, uma vida não vale beber antes de dirigir, assim como tentar uma ultrapassagem arriscada ou dirigir sem capacete. Sendo assim, lembre-se de levar esses aspectos em consideração, aceitando a importância de dirigir com segurança. 

Através de pequenas práticas realizadas em seu dia a dia, é possível evitar acidentes e demais problemas relacionados ao trânsito. Lembre-se que os dados relacionados a isso não são poucos. 

Quais são as leis de trânsito relacionadas à segurança?

Para garantir um trânsito seguro, existem as normas definidas no CTB. Essas leis são todas os deveres e direitos dos condutores, ciclistas e pedestres devem seguir. Vale ressaltar que as leis referentes à segurança são as maiores do Brasil. Afinal, são elas que definem quais são as condutas que devem ser seguidas pelos condutores, assim como as penalizações em caso de imprudência dentro das vias públicas do país. 

Segundo o CTB, a segurança no trânsito é o fato de zelar pela própria vida e de terceiros dentro das vias. Inclusive, esse aspecto fica bem claro dentro do artigo 27, que cita a necessidade de verificar quais são as condições e equipamentos necessários para dirigir. 

Nesse caso, é necessário que todas as luzes do veículo estejam funcionando, assim como os pneus em boas condições. Isso sem contar com as manutenções preventivas, que devem estar em dia. 

Todos esses aspectos são de total responsabilidade do próprio condutor brasileiro. Ou seja, não é possível abdicar desses deveres ou transferi-los para outras pessoas. De acordo com o CTB, todos os condutores têm a obrigação de garantir a segurança dentro do trânsito.

Dicas para manter o trânsito seguro

Agora que você sabe que a segurança no trânsito é importante para evitar trânsitos ou consequências, é essencial conhecer algumas dicas para fazer a sua obrigação dentro das vias públicas:

1. Sempre use cinto de segurança

Todos os veículos possuem esse acessório, que é fundamental para a proteção dos condutores e passageiros. O principal objetivo do cinto de segurança é evitar consequências graves nos casos de acidentes. Portanto, lembre-se de colocar o cinto de segurança sempre que entrar em seu veículo. Embora seja algo extremamente valioso, muitos condutores se esquecem de realizar esse procedimento. 

2. Esteja atento com a sinalização

As sinalizações servem para a informação e orientação dos condutores brasileiros. Elas estão presentes nas vias públicas do país, sendo fundamentais para evitar acidentes, principalmente se você está em uma cidade desconhecida. 

3. Faça manutenções em seu veículo

Os condutores têm a responsabilidade de fazer a manutenção de seu veículo, como manter os pneus calibrados e realizar a troca do óleo periodicamente. Essas simples atitudes garantem segurança do condutor e de terceiros. 

4. Tenha cuidado com os pedestres ou ciclistas

Uma das principais regras referentes a segurança é que os condutores maiores devem cuidar dos menores. Ou seja, é essencial que os condutores de veículos automotores cuidem dos pedestres e ciclistas.

Então, lembre-se de estar sempre atento a eles durante a sua condução, já que eles podem surgir a qualquer momento e causar uma acidente. Tome cuidado em cruzamentos e até mesmo em passagens liberadas. Agora que você conhece sobre a segurança dentro do trânsito, compartilhe estas informações!


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

Sobre nós

Lumma Despachante, 23 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço