fbpx

Carregando...

Chegou a vez do Licenciamento final 7 e 8

blog-lumma-despachante-licenciamento-7e8.png

Estamos chegando em outubro e o chegou a hora e licenciar veículos com placa final 7 e 8.

Afinal, todo o ano as obrigações referentes aos automotores se renovam e a circulação legal dele em vias públicas depende disso.

O que é licenciamento final 7 e 8?

licenciamento é uma obrigação dos veículos de todo o país. Contudo, a cobrança é feita pelos estados em que cada um deles está registrado.

Além disso, em cada uma das unidades federativas o pagamento é organizado de acordo com o final das placas de identificação do veículo.

Em outras palavras, um calendário estabelece o limite de pagamento em que os automóveis são colocados de acordo com o último número das placas.

Assim, o licenciamento final 7 e 8 nada mais é do que a obrigação do proprietário em licenciar o veículo com placas terminadas nesse dígito.

Ele é feito por meio do pagamento de uma taxa fixa que, por sua vez, permite a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Esse documento é obrigatório para todos os veículos. Caso ele não esteja em dia o proprietário pode sofrer graves consequências financeiras.

Quem tem obrigação a fazer o licenciamento?

Todos os proprietários de veículos têm a obrigação de realizar o licenciamento do veículo. Cada um deles, é claro, cumpre a necessidade de acordo com a data final estipulada pelo calendário em relação à placa do veículo.

A única diferença ocorre em relação ao veículo comprado no ano-base de pagamento. Por exemplo, o proprietário que adquirir veículo em 2022 não precisará pagar a taxa de acordo com a tabela de DETRAN.

Isso, pois, o veículo já sai da concessionária ou loja com essa taxa paga. Afinal, deve-se considerar que ele somente pode circular em vias públicas caso o CRLV tenha sido expedido, o que só é possível com o pagamento do licenciamento.

Assim, somente a partir do segundo ano de circulação do veículo é que será preciso pagar a taxa de licenciamento final 8 para emissão do CRLV.

Ainda, é preciso ressaltar que todos os veículos devem pagar o licenciamento. Ou seja, diferentemente do IPVA, ele não possui isenções. Portanto, proprietários de motocicletas, automóveis de passeio e caminhões, bem como reboques e outros precisam licenciar-se.

O que acontece para quem perder o prazo do licenciamento?

O veículo que ignora o prazo do licenciamento fica passível de multas e de apreensão. Dessa maneira, o proprietário deve respeitar o prazo, eis que as consequências são bastante graves.

Quando um veículo é flagrado sem o CRLV ele será apreendido pela autoridade policial. Além disso, o motorista será púnico com pontuação na carteira de habilitação (07 pontos) e multa pecuniária leve (cerca de R$ 293,47).

Com isso o veículo somente poderá voltar à circulação e, igualmente, à posse do proprietário, após o pagamento da multa, do licenciamento e das taxas de guincho e estadia no DETRAN.

Assim, não deixe de ficar atento ao licenciamento final 7 e 8 ou qualquer que seja o final dele. Continue lendo para ver outras exigências, datas e valores, bem como licenciar seu carro de forma rápida e fácil, sem estresses ou trabalho!

O que é preciso para fazer o licenciamento?

Cabe ressaltar, ainda, que para licenciar um veículo não basta pagar as taxas cobradas pelo DETRAN do estado de São Paulo.

Igualmente, é preciso que as multas registradas contra o veículo estejam quitadas. Ao mesmo tempo, o IPVA também deve estar quitado, uma vez que seu prazo de quitação ocorre antes do licenciamento.

Quem estiver com esse tipo de pendência ao realizar o licenciamento final 7 e 8 deverá contorná-las para só então realmente emitir o CRLV.

Qual é o valor do licenciamento final 7 e 8?

O IPVA é um imposto cujo pagamento decorre do valor de venda (venal) estabelecido pela tabela FIPE. Por outro lado, o licenciamento possui valor fixo.

Dessa maneira, todos os veículos, seja de licenciamento final 7 e 8 ou outra placa pagarão o mesmo valor para licenciar-se.

O valor do licenciamento é definido anualmente. Neste ano de 2022, o valor é de R$144,86.

O motorista que desejar maiores informações sobre o valor que terá que pagar pode consultar o site do DETRAN paulista.

Licenciamento final 7 e 8: Como fazer?

Pois bem, agora que você já sabe o que é o licenciamento, o prazo para as placas final 7 e 8 em São Paulo, o valor aguardado e as consequências de não o fazer, é chegado o momento de entender como cumpri-lo!

Para isso a nossa indicação é fazer uso dos serviços de um despachante de trânsito. Esse profissional possui todos os conhecimentos de documentação e taxas de veículos que você precisará!

Aliás, saiba que a partir da contratação dele, concessão do número do RENAVAM e procuração você não tem qualquer outra preocupação.

O despachante ficará responsável por contornar qualquer obstáculo, realizar o pagamento das taxas pendentes (multas, IPVA e licenciamento) sem que para isso você precise dar novas autorizações.

Assim, o seu veículo e o licenciamento final 7 e 8 são garantidos junto à sua tranquilidade. Você evita filas, congestionamentos de sites e outras burocracias que o despachante é capaz de resolver em poucos instantes.

Dessa maneira, não deixe de procurar esse profissional e garantir a regularidade do seu veículo!

 


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

LGPD – Direito do Titular

Sobre nós

Lumma Despachante, 25 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço

Mostrar Aviso