fbpx

Carregando...

CRLV 2021: Guia completo

blog-lumma-crlv-2021.png

O CRLV 2021 está disponível de forma totalmente digital, mas muitos condutores não sabem como utilizar essa versão que, na verdade, é muito mais simples e fácil. Além disso, os condutores também não precisam ter em mãos somente o documento digital, sendo válido imprimi-lo e ter acesso quando o seu smartphone não estiver disponível. O documento é emitido após os proprietários dos veículos realizarem o pagamento da taxa do licenciamento, o qual conta com informações importantes do automotor, como o IPVA, DPVAT e qual é o ano em exercício.

Quando os condutores estão com todas essas dívidas em dia, esse documento servirá como uma maneira para comprovar que o automóvel não possui nenhuma pendência e pode andar nas vias públicas de maneira totalmente legal. O documento agora está sendo divulgado de maneira digital, servindo como um substituto do documento verde, o qual os condutores tinham como dever estar portando em seus veículos. Dessa maneira, agora é muito mais fácil ter acesso a documentação através do smartphone do condutor ou de forma impressa.

O que é o CRLV 2021?

Atualmente, o CRLV pode ser emitido de maneira totalmente digital, sendo o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, agora os condutores podem ter acesso ao documento através do smartphone ou imprimi-lo. Mas antes de ter acesso ao documento, os condutores devem efetuar o pagamento de todas as taxas do licenciamento do veículo, o qual conta com IPVA, DPVAT e o ano de exercício.

A partir do pagamento dessas taxas, os condutores estão assegurando que o carro não está com nenhuma pendência e pode circular livremente nas vias públicas do Brasil. O CRLV Digital serve como substituto do documento verde, que era obrigação dos proprietários dos veículos de portarem no automotor. A partir de agora, esse documento será preto e branco, além da possibilidade de acessá-lo através do smartphone.

Quem deve efetuar o pagamento do licenciamento?

Conforme está estabelecido na redação do artigo 130, todo proprietário de um veículo automotor, seja ele uma moto, um carro ou outras opções deve efetuar o pagamento do licenciamento para que possam trafegar nas vias públicas do estado de maneira legal.

Dessa maneira, se você é proprietário de um veículo a passeio ou dono de alguma frota de caminhões, por exemplo, deve pagar o licenciamento do veículo anualmente. Mas conforme estabelecido pela CTB, é importante conferir quais são os veículos que exigem o pagamento dessa documentação. No glossário, os condutores também conferem conceitos e maiores definições de termos, os quais são utilizados ao longo do Código. Isso também ajuda os condutores a compreender a exigência do CRLV.

Como atualizar o documento CRLV 2021?

Caso você já esteja com o documento CRLV Digital do ano anterior, e quer atualizá-lo para o ano em exercício, ou desejar emitir o documento pela primeira vez, basta efetuar o pagamento da taxa do licenciamento digital, além de todas as taxas e multas que o carro possui, na sequência, o documento é atualizado automaticamente.

O processo de atualização pode ser feito de maneira totalmente segura através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Siga o passo a passo a seguir:

  1. Efetue o pagamento do licenciamento em um dos bancos arrecadadores
  2. Realize o cadastro no aplicativo
  3. No aplicativo, entre na opção “Veículo” e, na sequência, em “Adicionar CRLV”
  4. Informe qual é o número do “Renavam” e também o “Número de Seguranaça do CRV” e, depois, em adicionar
  5. Depois de efetuar o pagamento e adicionar o CRLV no aplicativo, o documentos será atualizado dentro do prazo de dez dias

O que fazer se o CRLV não atualizar?

Caso já tenha efetuado o pagamento do licenciamento e não possui nenhum débito em aberto e, mesmo assim, o seu CRLV Digital não for atualizado, os condutores devem seguir um procedimento.

Se já efetuou o pagamento em um dos bancos e quiser atualizar a documentação CRLV Digital, isso é possível através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, será preciso esperar alguns dias para que o pagamento conste e seja devidamente atualizado.

Esse processo pode demorar alguns dias por conta do aumento da utilização desses serviços digitais. Caso o seu CRLV Digital não for atualizado mesmo esperando esse período, é muito importante que o condutor verifique se nenhum débito está em aberto em seu veículo.

Como solicitar o CRLV Digital?

Atualmente, no estado de São Paulo, tornou-se uma tarefa muito fácil para os condutores solicitarem o CRLV Digital. Mas esse processo também é válido em qualquer outra cidade menor.

O procedimento é totalmente digital. Os condutores devem estar atentos às seguintes condições para que a documentação seja retirada. Siga o passo a passo a seguir:

  1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu smartphone Android ou iOS
  2. Efetue o pagamento de todas as taxas em aberto
  3. É necessário realizar o pagamento dessas taxas para que o licenciamento seja efetuado

As condições para ter acesso ao CRLV devem ser seguidas. São elas:

  • É fundamental que os condutores realizem o pagamento do licenciamento antes da taxa limite que está estabelecida no calendário
  • Os condutores não podem possuir nenhuma restrição em aberto no automotor ou restrições judiciais e administrativas, as quais impossibilitam acesso ao licenciamento
  • Os condutores podem verificar se existe alguma restrição judicial ou administrativa através da internet
  • Será necessário quitar todas as dívidas em aberto, como multas, IPVA e mais
  • É necessário que os condutores tenham o emplacamento de seu veículo com três letras, já que as placas antigas contam com apenas 2 letras e 3 ou 4 números

É obrigatório ter o CRLV 2021?

O processo para obter o CRLV 2021 funciona da seguinte maneira: os condutores não têm obrigação de andar com a documentação do CRLV Digital impresso no veículo, mas os condutores devem ter em suas mãos a versão digital do documento. Uma das melhores formas para não arrumar nenhum problema caso esteja parado em alguma blitz é ter o CRLV Digital no aplicativo.

Mas os condutores também podem realizar a impressão do documento para que não enfrentem nenhum problema caso sejam parados por fiscais do trânsito e enfrentarem algum problema com o smartphone.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h30

Sobre nós

Lumma Despachante, 20 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço