fbpx

Carregando...

Gestão de Frotas Pesados: as principais multas cometidas

lumma-despachante-gestao-frotas-4.jpg

Gestão de Frotas Pesados, como você administra seus condutores?
Motorista de caminhão, carreta, é tarefa desafiadora, não é mesmo? São milhares de profissionais que percorrem estradas e rodovias do nosso país, ajudam no desenvolvimento e trazem o sustendo para suas famílias por meio de uma profissão que exige muita dedicação, esforço, e, porque não dizer amor?

 

Sim, a grande maioria dos profissionais que cruzam as estradas do nosso país executam sua atividade com amor a profissão.

Já imaginou como seria o fornecimento de itens extremamente necessários para o nosso conforto e nossas tarefas diárias se não contássemos com um exército de homens e mulheres que levam de norte a sul do país tudo que é produzido, como alimentos, maquinários, remédios, equipamentos médicos, etc? Pois bem, a responsabilidade destes profissionais e das empresas desse setor de transporte de cargas é grande, por isto o papel na gestão frotas pesado é importante.

Como em toda profissão, a execução dos serviços por parte dos caminhoneiros tem inúmeros desafios, mas, neste artigo vamos focar no aspecto multas. Sim, as multas, quer saber quais são as top três?

 

Vamos saber quais são as três principais multas cometidas pelos caminhoneiros

gestão-frotas

  1. Excesso de velocidade

    Sim. Esta é a multa mais cometida pelos caminhoneiros. E você deve pensar? Mas isto é um risco enorme, como cometer excesso de velocidade com um caminhão carregado? Você fica imaginando quando você está na estrada, com seu carro e você avista um caminhão carregado de carvão ou aquelas enormes cegonhas, com dezenas de carros em cima. Como pode receber multa por excesso de velocidade? Bom, eles vão carregados, podem voltar com a carga vazia, então seria nessa hora a infração por excesso de velocidade?

    Bom, não é bem por aí. De acordo com os indicadores e monitoração realizada as multas

    cometidas por excesso de velocidade demonstram, em média, que o caminhão está 20% acima do limite da velocidade.
    Não parece algo assustador, mas, está infringindo as leis de trânsito. A dica é ficar de olho no velocímetro e saber que o mais importante é que a viagem seja feita em segurança, sem nenhum tipo de prejuízo para o motorista, empresa e demais condutores que trafegam na mesma rodovia.
    Excesso de velocidade é perigoso, então, evite-o.

 

gestão-frotas

  1. Excesso de peso

    Sim, exceder o peso permitido para ser transportado é multa na certa!

    Existe toda uma engenharia para garantir a eficiência do transporte de cargas (gestão frotas pesado). Por exemplo, cada caminhão, carreta, é projetado para transportar uma peso específico. Você pode pensar que  passar do peso não tem problema, foi possível armazenar a carga, coube tudo. Coube, mas pesou. Se excedeu o peso, forçou todo o sistema, desgastou peças e colocou a sua viagem em risco.

    Imagine uma falha mecânica em um caminhão com uma carga muito maior do que o permitido? É algo técnico que pode causar uma fatalidade.

    Bem como, muitos fatores envolvidos, e o principal, sua vida e a vida de demais condutores que estarão em risco. Então, a multa aplicada para impedir o excesso de peso no transporte de cargas é aplicada com frequência, o objetivo? Prezar pela segurança, evite-a.

 

gestão-frotas

  1. Não ter no caminhão os equipamentos obrigatórios

    Carga conferida, nota fiscal conferida, rota conferida, combustível conferido. Em outras palavras, bora pegar a estrada. Opa, e os equipamentos obrigatórios? Você conferiu? É, a maioria dos caminhoneiros não conferem, não é por acaso que multas por falta de transportar equipamentos obrigatórios ocupam o terceiro lugar no ranking.

    Ah, e sabe o tacógrafo? Aquele seu colega de trabalho que registra a velocidade e a distância percorrida?
    Por exemplo, fique de olho, pois é muito importante na gestão de frotas pesados, certifique de que ele esteja em boas condições.
    Tacógrafo com defeito é multa na certa.
    Antecipadamente, quais são estes equipamentos gestor de frotas? Itens de sinalização, mecânica, proteção e segurança. Quer saber mais sobre isso, confira também na legislação do Contran.

 

Conclusão – E se você já está vivendo essa realidade em sua frota?
As multas já estão aí, sendo aplicadas diariamente, o que fazer? Algo rápido precisa ser feito na gestão de frotas pesados

Conscientize a sua equipe, quando a informação é disseminada, todos ganham.

Acima de tudo, as multas continuam, porque o dia a dia, está tomando muito o tempo de vocês, impossibilitando uma pausa rápida para conversar e sinalizar o que está acontecendo.

Aí está a receita para ter despesas com multas, mude este cenário, instrua sua equipe, faça a gestão de frotas de pesados.

 

E para resolver a questão das multas que já recebemos?
Você pode contar com uma empresa parceira para te ajudar.

A Lumma Despachante utiliza tecnologia e monitoramento para auxiliar neste processo de gestão documental.

Sendo possível informar o cliente dentro do prazo e isso contribui para uma economia muito expressiva. Inclusive, a equipe da Lumma está pronta para atuar no recurso de multas, se necessário.

Somos uma empresa com mais de duas décadas de atuação, nosso time está preparado para te ajudar a realizar o gerenciamento eficaz da sua frota. Reduza custos, conte a nossa equipe e com as tecnologias que disponibilizamos para tornar seu negócio mais rentável.

A gestão documental da sua frota completa, é possível ser realizada pela Lumma Despachante.

Desta forma, você tem tempo livre para olhar para o seu negócio como um todo e aumentar seus resultados.

Compartilhe nosso artigo, e continue nos acompanhando, nas redes sociais através do LinkedIn!


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 8h30 às 18h30

Sobre nós

Lumma Despachante, 20 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço