fbpx

Carregando...

Roubo de veículos: como se proteger?

blog-lumma-roubo-de-veiculos.png

O roubo de veículos é um crime comum, que preocupa condutores em todo o país. Essa prática é cometida por bandidos, por meio de diferentes métodos e técnicas, que infelizmente deixam todos no trânsito suscetíveis a essa possibilidade.

Contudo, existem alguns cuidados, que podem ajudar na segurança, diante dessas circunstâncias. Condutas simples podem fazer toda a diferença, e evitar que o pior aconteça ou oferecer soluções para caso o roubo venha a ocorrer.

Por isso, a Lumma Despachante, além de oferecer soluções em assessoria documental veicular, traz também algumas dicas para você se proteger. Confira:

Contrate um seguro

Há um alto nível de insegurança no país, quando se fala em circulação de veículos. Com isso, é preciso levar em consideração a possibilidade, de em algum momento você se deparar com uma tentativa de roubo.

Assim, além de citar dicas de prevenção, é importante mencionar também, os mecanismos para caso um roubo venha a acontecer.

Com isso, o primeiro aspecto, e talvez o mais importante, é justamente contratar um seguro.

Afinal, por ser uma possibilidade real, ter essa carta na manga, é fundamental.

O seguro, dependendo de cada contrato, pode amparar o segurado contra colisões, incêndios, e contra o próprio roubo de veículos. Sem falar em outras situações.

Com isso, esse é um modo realmente prático e eficiente de se proteger nesse momento, não conseguindo evitar o roubo inicialmente. Mas, tendo com o que se amparar, caso as outras medidas iniciais não funcionem.

Além do mais, a contratação de um seguro está também atrelada a segunda dica, que é superimportante: os equipamentos de proteção.

Isso porque, buscando evitar que essa situação aconteça, as seguradoras oferecem meios de proteção, através dos equipamentos.

Utilize equipamentos de proteção

Agora, partindo para um modo mais prático, por assim dizer, buscando realmente evitar o roubo de veículos, ou simplesmente facilitar que ele seja recuperado, entram em ação os equipamentos de proteção.

Equipamentos como o alarme, por exemplo, que é um dos sistemas mais comuns nessa situação, realmente tem um valor significativo.

Afinal, com o barulho produzido, a tentativa de roubo acaba sendo exposta, e os bandidos se veem, em via de regra, obrigados a fugir.

Isso porque, agora todos estão observando o que realmente está acontecendo, e o dono do veículo se torna ciente da situação, e pode chamar a polícia.

Vale lembrar, porém, que é uma proteção mais voltada para quando o veículo estiver estacionado.

Outros equipamentos, como os bloqueadores de porta, também são bastante eficientes.

Sem falar, é claro, nos rastreadores, que não são para evitar o roubo em si, mas dão a localização do veículo.

Assim, recuperá-lo, com a ajuda da polícia, é claro, acaba se tornando muito mais simples.

Dirigir a uma certa distância dos demais veículos

Embora possa parecer sem significado, essa é sim uma dica bastante útil para evitar o roubo de veículos.

Isso porque, ao fazer isso, é possível ter um melhor campo de visão sobre tudo o que está acontecendo. E, principalmente, ter espaço para fugir.

É preciso levar em consideração que quando algo está acontecendo em um trecho à frente, caso seu veículo esteja muito perto dos demais, ele ficará preso, sem opções de saída.

Então, o simples fato de estar a uma distância segura dos demais, oferece essa liberdade de movimentação do veículo.

Infelizmente essa não é uma situação que cabe em todos os horários, como é no caso de congestionamentos, por exemplo.

No entanto, sempre que for possível, é importante tomar essa atitude de prevenção.

Vale ressaltar que, nunca é recomendado o ato de reagir a um roubo. Afugentar os bandidos ou tentar impedir que eles consigam efetuar o ato, pode colocar em risco a sua própria segurança.

Estacione com segurança

Uma dica que também não pode faltar para se proteger contra roubo de veículos é em relação ao ato de estacionar.

Isso porque, é preciso levar em consideração fatores de segurança nesse momento, e não simplesmente estacionar em qualquer ponto.

O primeiro ponto é buscar por um estacionamento, o que infelizmente não é algo que consegue ser feito em todos os momentos.

Mas, sempre que houver essa possibilidade, é importante deixar o carro em um local apropriado.

No entanto, caso isso não seja possível, a rua escolhida também deve oferecer condições de segurança.

A alta movimentação da rua, embora possa parecer algo negativo, na verdade ajuda a proteger o veículo. Afinal, são muitos cidadãos por perto, e o bandido encontrará mais dificuldades para efetuar um roubo com pessoas observando.

Isso leva também a outra dica, que é a de optar por uma rua com boa iluminação, assim, o veículo estará mais visível.

Caso contrário, ao estar estacionado em um local mais escuro, ele acaba se tornando um alvo mais fácil para os bandidos.

Aplique películas escuras nos vidros do veículo

Um método também muito eficiente para evitar o roubo de veículos, é aplicar as chamadas películas escuras nos vidros das janelas e para-brisas do veículo.

Isso é mais voltado para carros, que são alvos frequentes da ação de criminosos.

A principal funcionalidade das películas escuras é justamente evitar que as pessoas que estejam fora do veículo possam ver o que ou quem está dentro do carro, mas permitindo que quem esteja dentro, possa ver tudo o que se passa no ambiente externo.

As películas impedem que os bandidos tenham uma visão clara se há ou não alguém dentro do veículo, o que os levará a pensar duas vezes antes de tomar alguma atitude. Mas, ao fazer uso das películas tenha cuidado, pois existem regras sobre a sua a utilização, principalmente em relação ao para-brisas, afinal ele atrapalha o trabalho dos agentes de segurança.


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

Sobre nós

Lumma Despachante, 23 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço